segunda-feira, 26 de abril de 2010

Homosseuxalismo: Respeito é diferente de aceitar?

Outro dia presenciei uma discussão interessante que só hoje tive tempo de escrever sobre: Dois colegas de sala, bem assistidos, estavam discutindo sobre homofobia: minha amiga disse que respeitava os homossexuais e acreditava que eles tinham direitos, todavia seu pensamento cristão a impedia de aceitar “aquilo” como natural; meu colega, rebatendo, afirmava -não nestas palavras – que ela estava sendo hipócrita, pois é impossível não ser homofóbico e não aceitar a homossexualidade.

Prevendo (acertadamente) que aquela discussão não seguiria um rumo civilizado, me abstive de comentar qualquer coisa naquele momento, embora estivesse morrendo de vontade, e deixei para hoje.

Na minha visão respeito implica, automaticamente, em aceitação. Como se respeita aquilo que não se aceita? No mínimo se forma um paradoxo de perigosos resultados. O certo é que ninguém é obrigado a concordar com o estilo de vida de outrem, bem como ninguém é forçado a gostar,conversar ou compartilhar o mesmo espaço com outras pessoas; mas é sim obrigado a ACEITAR aqueles que são diferentes, por mais que o senhor Jean-Paul Sartre estivesse certíssimo em sua afirmação: O inferno são os outros.

Quando ela diz que o estilo de vida do homossexual não é normal ela esta tacitamente afirmando que eles não tem espaço na dita “sociedade normal”, que sua “bizarrice” é no máximo tolerada enquanto se mantiver oculta e se impondo uma auto-vergonha.

Mil perdões cara amiga mas discordo de ti. O fato de,por exemplo, eu ser radicalmente contra a doutrina marxista não significa que eu pense que eles não tenham direito de existir; eu ACEITO que eles tem direito a livre expressão, e para tanto sou obrigado a RESPEITÁ-LOS.

Infelizmente vivemos numa sociedade bem atrasada, hipócrita e ignorante que se não fosse tão imitadora da cultura americana e européia inclusive em comportamentos sociais acabaria por ser tão atrasada quanto a África ou o Oriente Médio – onde homossexualidade é crime. Já é tempo de aceitá-los em sua integridade, visto que são 15% da população, e não fechar os olhos a esta realidade social. Do contrário seremos como na letra de Caetano Veloso: “Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto/ chamei de mau gosto o que vi/ de mau gosto, mau gosto/ é que Narciso acha feio o que não é espelho”

3 comentários:

  1. De fato, eu não consigo imaginar como uma pessoa pode respeitar e não aceitar.

    ResponderExcluir
  2. Talvez o problema esteja no conceito de 'aceitar'.

    ResponderExcluir
  3. Só se respeita aquilo que, no mínimo, se conhece. Vejo muita gente que 'acha lindo' e até tem muitos amigos gays, mas se um filho chega e diz que é homossexual aí não aceita. Hipocrisia rola solta mesmo.

    ResponderExcluir