quarta-feira, 21 de julho de 2010

Veritas

Juro que nunca entendi o porque das pessoas amarem tanto a verdade,afinal se ela fosse assim tão boa não nos esforçaríamos tanto para esconde-la com freqüência. Eu pessoalmente sou um partidário do que chamo de “Verdade seletiva”: se não é contrário a lei e não é do meu extremo interesse, se houver necessidade de mentir não me importo que me ocultem a verdade. Se me perguntarem qual a diferença entre uma mentira e uma MENTIRA diria que uma boa dose de bom senso e sinceridade interna de dá a resposta.

Há quem diga que eu prefiro viver na ilusão, que não quero encarar a realidade nua e crua. A questão meus caros é muito simples: para que? Para que piorar ainda mais uma realidade “nua e crua” se eu posso me dar ao luxo de dar tons róseas a ela? Para que me torturar quando é desnecessário?

Verdade demais é masoquismo. Masoquismo não, melhor seria dizer egoísmo por parte das pessoas que não conseguem suportar o fardo de carrega-la sozinhos e precisam de um companheiro para suportar conjuntamente. Para os adeptos da “verdade nada além da verdade” se eles não podem viver numa bolha cor-de-rosa, a ninguém mais é dado este direito.

Não me entendam mal. Eu não acho que se deva mentir o tempo todo, mas a mentira dosada deve ser sim parte de nosso dia-a-dia. Acho que o outro nome da franqueza excessiva poderia ser “falta de educação”, ou na língua da plebe, falta de tomar simancol. Todos mentem e todos sabemos disso, apenas não nos conformamos com este aspecto totalmente natural da nossa humanidade.

Finalizando me lembrei de um trecho do livro “Memórias da Emília” onde a mesma, a certa altura solta algo mais ou menos assim: “a verdade nada mais é que uma mentira bem contada da qual ninguém desconfia”. Não chega a tanto, mas quase.

2 comentários:

  1. Em determinadas situações vale a Máxima do filme matrix: “Ah, a ignorância é uma dádiva”.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente e sabes que sou adepta.

    "Para que piorar ainda mais uma realidade “nua e crua” se eu posso me dar ao luxo de dar tons róseas a ela?".

    ResponderExcluir